21 de novembro de 2009

Lobisomens, bruxos e vampiros

Por que as pessoas se interessam tanto por histórias que envolvam personagens como lobisomens, bruxos e vampiros? Por que séries como Harry Potter e Crepúsculo fazem tanto sucesso?

Em uma entrevista, Robert Pattinson (Edward Cullen, em Crepúsculo e Lua nova, e Cedrico Diggory, em Harry Potter), diz que não sabe exatamente qual a razão do sucesso de Crepúsculo, mas acredita que tem a ver com os personagens.

As pessoas estão cansadas de suas vidas monótonas, mas sabem que não podem sair se aventurando por aí, fazendo o que bem entendem a procura de emoção. Talvez por isso elas se envolvam tanto com essas histórias. Os mais realistas, de pés-no-chão, não gostam muito delas, porém são perfeitas para os sonhadores (como eu), que vão atrás de uma emoção que com certeza não teriam em suas vidas.

O modo como Stephenie Meyer e J. K. Rowling escrevem seus livros atraem o leitor que viaja neles, mais longe até do que em suas reproduções em filmes.

J. K. Rowling usa a história de um herói em Harry Potter, não um herói como estamos acostumados a ver, mas um que tinha tudo para ser uma pessoal normal. Já Stephenie Meyer, utiliza uma história de amor, um amor que vai além da eternidade, ultrapassando as barreiras da “natureza”. E são exatamente essas coisas incomuns que atraem as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário